segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Orçamento/Futuro

Olá

Parece que escrevo somente de segunda em segunda, que vergonha Smiley triste.

Mas meus dias estão corridos devido a algumas coisas aqui na empresa, aí o tempo que me sobra tento me organizar entre marido, casa, filho, facebook e meu orçamento para ano que vem.

Pois é orçamento para muitos parece sinônimo de  redução de gastos, aberto e isso não é verdade, eu faço orçamento para saber o que gasto , onde gasto e como posso fazer pra guardar mais $$ do que já tentamos economizar. Até por entendo que devemos ter 3 tipos de “poupança”:

1- Aquela que serve para o futuro, planos de previdência, fundo de aplicação que vc não pretende mexer por longos 10 anos no mínimo.

2- Aquela que é para uma emergência, algo que precisa fazer de imediato em casa, no carro ou até mesmo no caso de um desemprego de repente Smiley triste

3- Aquela que realiza seus sonhos, no meu caso as minhas viagens.

Fácil não é, mas precisamos estabelecer prioridades em nossas vidas, em casa temos o ex. dos meus pais e dos meus sogros. Meus pais aos 50 anos em casa aposentados, salário bom, curtindo a vida viajando, curtindo a neta…meus sogros aos 65 anos trabalhando ainda de sol a sol, sábados pra ganhar uma merreca de salário no final do mes, mas não podem parar não tem outra renda. Ai vc me pergunta ah mas seus pais ganhavam mais, etc etc….não meus pais pouparam mais, meus pais fizeram planos de aposentadoria, se quer saber na década de 80 meu sogro era muita mais bem de vida do que meus pais que eram assalariados do estado. Mas ele não guardou, não se organizou…torrou tudo…aí vemos a diferença. Então lá em casa fazemos anualmente nosso orçamento e mensalmente revemos porque precisamos sim ter essas 3 “poupanças”. Sabemos o futuro que queremos.

Esses dias tenho estado com uma vontade louca de “gastar”, de comprar deve ser o clima de natal…mas tenho consciencia que não podemos, temos o orçamento a seguir, o valor de natal já está pré estabelecido…algumas vezes acho demais, mas confesso que a longo prazo tem dado muito certo e isso que importa.

Fica a dica, comece o ano novo com um orçamento!

A dieta alguns dizem que estou emagrecendo, confesso que não estou fazendo muitos sacrifícios, mas vou entrar no ritmo logo logo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário